Café: está difícil contratar exportação para 2009, diz Cecafé

23 de outubro de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: AGÊNCIA ESTADO

Brasília, 22 – O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Guilherme Braga, que se reuniu hoje de manhã com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu que neste momento há dificuldade de se fechar operações de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) para embarque de café nos primeiros meses de 2009. “Está muito difícil fechar novos contratos. Os custos dos financiamentos duplicaram em menos de 60 dias”, informou.


As oscilações bruscas da moeda brasileira frente o dólar também são outra das preocupações do setor cafeeiro. Por volta das 13h20, a moeda norte-americana era cotada na máxima de R$ 2,3680, em alta de 5,9%. O ministro Stephanes também comentou sobre a forte oscilação do dólar nesta Quarta-feira. “É sinal de nervosismo do mercado nesse período de crise financeira internacional”, afirmou. Braga disse, ainda, que o setor pediu ao ministro apoio no financiamento às exportações. Para um período aproximado de 4 meses, o setor necessita de financiamento da ordem de US$ 1,250 bilhão. Essa é a demanda global de financiamento, mas isso não significa que esteja faltando todo esse montante. “As linhas de crédito não secaram totalmente, mas o financiamento está restrito”, explicou.


Nesse sentido, o setor exportador pediu ajuda do governo. Braga revelou que os bancos têm oferecido para os exportadores de café uma operação conhecida como “câmbio pronto”. Ou seja, fechamento de contrato para exportação de curto prazo. O temor do setor, no entanto, está relacionado ao financiamento para embarque no começo do ano que vem.


Braga disse que a variação do dólar e a crise financeira internacional não devem comprometer o resultado da exportação de café este ano, que devem, inclusive, superar as expectativa iniciais de embarque de 27 milhões de sacas de 60 kg. “Os embarques devem superar a meta e chegar a 27,5 milhões até 28 milhões de sacas”, afirmou. O representante dos exportadores de café avaliou que a relação entre oferta e demanda por café está equilibrada. “Esse é um mercado bem arrumado”, disse, ao ressaltar que os fundamentos do café são positivos, por causa desse equilíbrio.


Os exportadores de café reuniram-se com Stephanes para apresentar sugestões de aperfeiçoamento das previsões de safra que são realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo Braga, às vezes, o comentário é que “falta credibilidade” aos números da estatal. Ele disse que há um problema de amostragem, que deve ser atualizado com mais freqüência. Também há questionamentos sobre as estatísticas de consumo de café no mercado interno. (Fabíola Salvador)
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.