Cafeicultores de El Salvador adiantam colheita devido às chuvas

23 de outubro de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação

 


Cafeicultores de El Salvador adiantam colheita devido às chuvas


O setor cafeeiro de Ciudad Barrios e de Chinameca, no estado de San Miguel, em El Salvador, teve que adiantar a colheita devido às constantes chuvas, que provocaram a rachadura de parte dos grãos.


O presidente da Cooperativa de Cafeicultores de Ciudad Barrios, Ever Guevara, indicou que 20% dos 914 cooperados estão colhendo desde a segunda semana de outubro.


“A floração do café é geralmente em abril, mas foi em fevereiro que ocorreu a maturação precoce do café. Somado a isso, as chuvas têm rachado parte dos grãos”, disse Guevara.


Quando o café amadurece e também chove, o grão se abre e pode estragar, perde peso e seca rápido, o que representa perdas para o setor.


As fazendas afetadas são as de café de baixa altitude, cultivado em terras que estão entre 800 – 850 metros acima do nível do mar.


Situação similar acontece em Chinameca. O presidente da Associação Cafeeira de El Salvador em San Miguel, Mariano Rosales, disse que o setor tem tido perdas em torno de 4% devido às chuvas. Desde a semana passada, estão colhendo café de altitudes entre 600 – 800 metros.


As informações partem de agências internacionais, conforme noticiou o Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.