Grupo Utam apresenta soluções para marcas próprias na 39ª Fispal

A Fispal comemora os 40 anos de sua marca e deve reunir mais de 1.800 marcas expositoras.

12 de junho de 2024 | Sem comentários Consumo

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2024 – O Grupo Utam, empresa 100% brasileira e com quase 55 anos de atuação no mercado nacional de alimentos, mais uma vez participa da 39ª Fispal Food Service – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. A Fispal comemora os 40 anos de sua marca e deve reunir mais de 1.800 marcas expositoras. A expectativa dos organizadores é atrair um público de mais de 50 mil pessoas e visitantes de 26 países.

O Grupo Utam sempre apresenta atrativos e inovações aos apreciadores do universo do café durante a feira. Para estar presente na 39ª Fispal, a indústria de café investiu num espaço expositivo contemporâneo, com arquitetura sofisticada e ao mesmo tempo integrativa, visando criar uma ambientação envolvente para o público que busca networking e novidades para incrementar negócios. “Em todos os dias da feira, nossa equipe comercial e representantes da direção da empresa vão atender ao público. Nossos baristas também estarão no estande para servir e apresentar as características do vasto portfólio que produzimos”, comenta a gerente de marketing do grupo Fabiana Aprile De Freitas Silveira.

Nesta 39ª Fispal, as ações de lançamento da nova linha Utam Multi serão destacadas. Formada por cápsulas de café e bebidas variadas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto, a linha chegou ao mercado nacional em março deste ano e o objetivo do Grupo Utam é conquistar o público consumidor para a nova experiência de sabores.

O nome Utam Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. Inicialmente ela traz sete blends: Matinal – Café Torrado e Moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5); Espresso (torra média, 100% arábica e intensidade 7); Intenso – Café Torrado e Moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9); Cappuccino; Café com Leite; Achocolatado e Chá de Limão. As sete versões são encontradas nos pontos de venda e no e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades cada.
A parceria entre o Grupo Utam e a Fispal Food Service é de longa data. “Há mais de 10 anos nossa marca expõe seus produtos e lançamentos na maior feira do Brasil empenhada em apresentar soluções para atender à indústria de alimentos, bebidas e embalagens”, conta a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho. A executiva ressalta que, durante os quatro dias do evento, o time de consultores do grupo vai reforçar o compromisso da empresa em entender a necessidade de cada tipo de cliente, no que se refere ao produto café e seus derivados. “Buscamos sempre oferecer soluções ajustadas às necessidades e metas de nossos clientes”, declara a diretora.

Além da Utam Multi, o grupo produz as marcas Café Utam, Utam Momentos, Utam Uno, Utam Gourmet, Café Fazenda Santa Alcina, Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirânia, Café Santa Adélia, Café Lagoinha. A empresa conta com linha de cappuccino, uma de café solúvel e disponibiliza filtros de café, entre outros produtos destinados ao segmento Food Service e Bares e Restaurantes, que podem ser conferidos na Loja On-line.

Marcas próprias

A empresa também possui entre suas unidades de negócio, a produção para marcas próprias. Atualmente, o grupo é responsável pela produção de mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés encapsulados para terceiros, em embalagens de café (grãos, torrados e moídos, drip coffees, ou cápsulas).

Durante a Fispal, consultores da empresa prestarão esclarecimentos sobre o processo de criação de uma marca própria, vantagens, desafios e trarão orientações para produtores que se interessam em produzir o próprio café ou a empresários que tenham interesse em atuar neste mercado.

Expertise em produção de cápsulas

O Grupo Utam tem uma história de pioneirismo no mercado de single cup. Desde 2013 entrou para o segmento de cápsulas no grande varejo com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Orgânico e Descafeinado), investindo numa linha premium que se destaca de seus concorrentes diretos – por conta de desenvolver blends exclusivos de alta qualidade.
Essa mesma meta de exclusividade e requinte de opções foi mantida na criação das cápsulas de café Fazenda Santa Alcina, as primeiras cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso produzidas no Brasil. E neste ano, a estratégia se repetiu com novos investimentos e lançamento da linha Multi. Com essa diretriz, o grupo estima ampliar a carteira de clientes e a produção até o final deste ano.

O processo de industrialização das monodoses ocorre em moderno parque fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais – localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.

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