Preço do café robusta sobe em NY com expectativa de piora na oferta

Início da colheita no Brasil mostra rendimentos abaixo do esperado para a safra 2024/25

Por Globo Rural

O café voltou a ser destaque entre as commodities agrícolas negociadas na bolsa de Nova York. Mais uma vez, a alta do café robusta (negociado na bolsa de Londres) arrastou a escalda nos preço do arábica, que subiu 4,40% na bolsa americana, cotado a US$ 2,0660 a libra-peso.

De acordo com Antônio Pancieri Neto, da Clonal Corretora de Café, a alta de quase 3% do robusta em Londres foi o combustível para os investidores voltarem a testar patamares acima de US$ 2 a libra-peso em Nova York.

“O café robusta tem um fator peculiar nesse momento que é a falta de disponibilidade de produto da safra brasileira. O mercado está percebendo que, na ausência do Vietnã, o Brasil também não tem mercadoria para atender a demanda que só cresce no momento”, observa.

Ainda segundo Pancieri Neto, no Espírito Santo, Estado que mais produz café robusta no Brasil, os relatos são de uma quebra entre 30% a 50% do potencial inicial da safra. Por lá, a colheita está em torno de 25% da área, destaca o corretor.

Os trabalhos em campo para o café arábica também decepcionaram neste início de safra 2024/25, o que levou os investidores a especular sobre reduções no potencial de produção.

“Devido ao impacto do fenômeno El Niño, as floradas foram irregulares em Minas Gerais e no Espírito Santo. Com isso, vem sendo observado um menor rendimento tanto na hora da colheita quanto na secagem dos grãos do café”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.