São Paulo, 13 – O Conselho Nacional do Café (CNC) realizará amanhã (14) a palestra “O impacto do aquecimento global na cafeicultura”, a ser ministrada pelo chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Delgado Assad, e pelo professor Hilton Silveira Pinto, coordenador de Projetos de Meteorologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento terá início às 10 horas, em Varginha (MG), no auditório da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul).
O presidente da entidade, Gilson Ximenes, disse que o aquecimento global é uma realidade e, exatamente por isso, o Conselho tomou a iniciativa de organizar uma palestra sobre o tema. Segundo ele, já é possível sentir os efeitos de um mundo mais quente e sabe-se que esse aumento da temperatura se refletirá sobre a produção de café no País. Conforme Ximenes, resta adotar medidas preventivas para que a cafeicultura não seja prejudicada.
Para o evento, o CNC convidou lideranças de todas as entidades do setor produtivo da cadeia cafeeira e do governo federal, tais como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Ministério da Agricultura. (Equipe AE)