Crise econômica: produtores de café vivem tensão

10 de outubro de 2008 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: I Bahia

10/10/2008 – 10h42m 
*Da Redação, com informações do Jornal da Manhã
redacao@portalibahia.com.br
Foto: O Globo


Produtores e corretores de café do Sudoeste baiano vivem em clima de expectativa com a crise na economia internacional. A tendência é de que o preço caia. A comercialização do grão está praticamente parada.


O preço do café teve nove dias consecutivos de queda na bolsa de valores. A situação poderia ser agravada se não fosse a alta do dólar. O preço do produto está atrelado à moeda americana e isso compensou a perda no mercado de ações.


Mas o período ainda é de instabilidade. Em Vitória da Conquista, os estoques estão altos e há tendência de queda no preço da saca, que hoje é vendida em média por R$ 210. ‘Têm muitas sacas aqui no nosso depósito’, conta Jaime Pires, corretor de café.


A crise mundial também pode prejudicar a exportação do café produzido na região. Segundo os produtores, os países compradores estão em alerta, aguardando o desfecho da crise para fechar negócio.


‘As exportações de café estão hoje acontecendo porque foram fechadas anteriormente. O mercado está muito parado, com poucos negócios’, declara o presidente da Cooperativa Agropecuária, Claudionor Dutra.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.