Taxas de contêineres dispararam nas últimas duas semanas
Por Globo Rural
As taxas globais de contêineres dispararam devido às crescentes tensões no Mar Vermelho, com um aumento de 61% nas últimas duas semanas, chegando a US$ 2,6 mil por contêiner de 40 pés no último dia 4 de janeiro, de acordo com o Índice Mundial de Contêineres. O custo pode afetar as exportações globais de café, especialmente as provenientes dos países produtores Vietnã, Indonésia e Índia.
É o que indicou a consultoria hEdge Point nesta quinta-feira (11/01), que projeta para este primeiro trimestre do ano um atraso de 36% das exportações globais de café, puxados principalmente pelo grão que sai da Ásia e do Sudeste Asiático pela rota do Mar Vermelho.
Ataques a embarcações no local fizeram com que navios buscassem outros trajetos, mais longos, no entanto. Assim, o transporte da Ásia até Europa e até a Costa Leste dos Estados Unidos foram interrompidos e os embarques de café do Vietnã, Indonésia e Índia – três principais exportadores da região – seguem prejudicados.
“Esses países representam cerca de 11 milhões de sacas, de uma média de 30,5 milhões exportadas no primeiro trimestre de cada ano”, salientou, em nota, Natália Gandolphi, analista de café da companhia.
Na rota transpacífica, as tarifas de contêineres aumentaram 56% na semana encerrada em 3 de janeiro, chegando a R$ 2,7 mil por contêiner de 40 pés. A volatilidade do câmbio afetou diretamente os operadores e apresentou um efeito cascata nos mercados de commodities, como o do grão.
De acordo com a analista, o aumento nos valores dos contêineres absorveram a capacidade excedente no mercado, levando a taxas ainda mais altas, mas deve ser um cenário temporário a depender da escalada dos ataques.
“A intensificação do conflito pode adicionar volatilidade aos preços do robusta, diminuindo a arbitragem Nova York e Londres. Além disso, outras origens produtoras de robusta, como Brasil e Uganda, podem ver um aumento nos diferenciais do preço FOB, além de incentivar exportações mais altas no primeiro trimestre, apoiadas pela disponibilidade do Brasil da safra colhida de 2023/24”, apontou o relatório da companhia.
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Realmente esta situação sobre as embarcações no Mar Vermelho, esta afetando não somente Israel como também o mundo todo. Já era de se esperar que as taxas aumentariam, além do tempo de espera para o recebimento das cargas portadas pelos navios.
Sempre quem paga o preço no final são os consumidores. Guerra é um assunto muito sério em Israel, único pais com a maioria judaica, cercado por um monte de países árabes que quer sua destruição. Situação complicada.
A vida não para, e nem pode parar. Como será daqui pra frente não sabemos, mas precisamos continuar a comprar e vender nossos cafés por todo o mundo. A minha maior vontade como um bom brasileiro, era importar cafés especiais do Brasil para Israel.
Caso alguém conheça exportadores de cafés que enviem para Israel estarei a disposição no Whats up (972) 0586896552.
Espero que esta guerra acabe o mais breve possível que o direito a vida por todos sejam respeitados.
Parabéns pela revista.