Artigo: Como agricultura digital aumenta produção, reduz custos e impactos ambientais

Necessidade do uso de tecnologias nas lavouras aumenta com às mudanças climáticas enfrentadas nos últimos anos

Por Carolinne Souza

Os principais avanços na área da tecnologia têm sido guiados a partir das necessidades dos consumidores. No campo a situação não é diferente, a preocupação com a disponibilidade de alimentos devido às mudanças climáticas, como, elevadas temperaturas, secas e chuvas, aumentaram ainda mais a necessidade do uso da tecnologia nas lavouras.

Nesse sentido, por meio do mapeamento da propriedade, a agricultura 4.0, ou digital, garante maior produtividade, redução de custos e sustentabilidade, assim, o produtor consegue aprimorar a gestão técnica e financeira da fazenda.

Drones

Os drones são ideais para captação de imagens e do monitoramento em tempo real, dessa forma o produtor tem maior controle de toda produção, podendo detectar problemas, pragas em determinadas áreas, e aplicar defensivos agrícolas de forma precisa e reduzida, logo o escoamento de produtos químicos em rios e águas subterrâneas se torna menor.

Sensores

O sensoriamento agrícola permite a coleta de dados, como temperatura e umidade, que auxiliam na economia de água e controle total do sistema de irrigação.

Ainda é possível, com ajuda de sensores, detectar o pH e níveis de nutrientes do solo, que ajudam a determinar a quantidade correta de fertilizantes a ser aplicada por área, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção.

Assistência Técnica e Gerencial ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor (a) rural brasileiro pelo Senar, direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular.

Segundo o consultor técnico ATeG Café+Forte, Antônio Sérgio Souza, ao iniciar os atendimentos, é realizado um mapeamento de todos os talhões, sendo anotado quantidade de plantas, espaçamento de plantio e área ocupada.

Antônio explica que a tecnologia é usada para monitorar a previsão do tempo das fazendas, a fim de orientar o produtor quando fazer o manejo influenciados pelo clima, como a adubação que necessita de chuva para o aumento da eficiência. 

Os consultores também realizam análise química foliar, para orientar sobre a reposição de micro nutrientes na lavoura, e análises microbiológicas que detectam se há infestação de nematoides e de contaminação nas áreas de produção.

Além disso, o produtor conta com uma assistência gerencial com controle de despesas e receitas, podendo ter o controle do custo de produção.

Portanto, o uso de tecnologias é essencial para uma agricultura mais sustentável, estratégica, e rentável, e pode ser utilizada por produtores de pequeno, médio e grande porte.

Acesse https://cnabrasil.org.br/assistencia-tecnica-e-gerencial para saber como participar do programa de assistência em sua propriedade rural.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.