No total, foram cerca de 6.700 horas investidas em capacitação, que buscaram suprir necessidades de atualizações e novos aprendizados em diferentes setores e temáticas
Por Cooabriel
Alcançar metas e estabelecer um posicionamento estratégico no mercado exigem que os colaboradores atuem com excelência e, para tal, a constante aprendizagem é primordial. Tendo isso em vista, em 2023 a Cooabriel buscou formas de incentivar e promover a capacitação de seus colaboradores.
Durante o ano, foi promovida uma agenda intensa de treinamentos. No total, foram cerca de 6.700 horas investidas em capacitação, que buscaram suprir necessidades de atualizações e novos aprendizados em diferentes setores e temáticas.
“Capacitar colaboradores nunca foi e nunca poderá ser visto como despesa. É sempre um investimento”, expressa o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
“Não é possível que uma empresa fique inerte enquanto o mercado está mudando e mudando de forma rápida, impulsionado principalmente pelos avanços da tecnologia. É importante nos adaptarmos a essa tendência. Nisso a Cooabriel tem saído na frente. Os investimentos em capacitação sempre aconteceram, mas o volume com que acontecem agora é algo inédito e isso tem sido um diferencial”, acrescenta Pandolfi.
As agendas de capacitação foram realizadas tanto de forma presencial quanto online, através de várias abordagens, que incluem cursos, palestras, convenção técnica, feiras, simpósios. Outra modalidade adotada pela cooperativa é o auxílio-educação, que consiste no custeio de até 50% do valor de mensalidades relativas à graduação e/ou alguma especialização/MBA. Para implementar tais ações, além de iniciativa própria, a cooperativa conta com a parceria de instituições importantes, como o Sistema OCB/ES e o Senar-ES.
Conforme explica a gerente corporativa administrativa da cooperativa, Tayani Mauri, o levantamento de necessidades de treinamentos para colaboradores é realizado de maneira antecipada. “A cada ano preparamos a estruturação de capacitações para o ano seguinte, conforme demanda e oportunidade. Buscamos as informações diretamente com os gestores de cada área, a fim de mensurar necessidades reais, em conjunto e específicas de cada área”.
Ainda conforme a visão de Tayani, as ações proporcionam desenvolvimento pessoal e profissional, resultando no engajamento interno e contribuindo na implementação de ações e estratégias da cooperativa. “O que buscamos são ferramentas e conhecimento que agreguem, para que os colaboradores estejam preparados para os desafios cotidianos e desenvolvam ainda mais as capacidades que já possuem”, conclui.
A analista contábil Vanessa Ponath, que atua na sede administrativa da cooperativa, avalia que os investimentos em capacitação contribuem para elevar o sentimento de valorização profissional.
“Participar de momentos de capacitação agrega conhecimento e amplia horizontes profissionais, especialmente quando se trata de metodologias mais didáticas e da abordagem de temas que são importantes para exercer as atividades do dia a dia”, assegura.