Durante o evento, a ABIC foi homenageada pelos seus 50 anos de atuação
Por Usina da Comunicação
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) marcou presença na edição de 2023 da Semana Internacional do Café (SIC). Durante o evento, a ABIC foi homenageada pelos seus 50 anos de atuação. A entidade também assinou o Termo de Cooperação com Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para o lançamento do selo Especial. A marca Prima Qualità Cafés Especiais, produzida pela torrefação da Cooxupé, Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé, é a primeira a ser certificada com o selo Especial ABIC.
A ABIC ainda participou do Painel “Estratégias para potencializar o valor do café especial no varejo”, além de palestras com conteúdos relevantes que impactam o setor cafeeiro, que incluem desde a Portaria 570 até o Novo Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados, mostrando a ponte entre o consumidor e o industrial e o painel.
“O sentimento da instituição é de muito orgulho, por conta desses 50 anos, e, sobretudo, dos últimos 33, quando do início do primeiro Programa de Pureza, que apresentou o Selo de Pureza da ABIC, um marco divisor de águas do mercado. Fizemos esse trabalho de adequação da qualidade, aumento do consumo e a redução da fraude. A Associação se sente muito orgulhosa pelo reconhecimento dessa história. Com o lançamento do Selo Especial, buscamos abraçar uma parcela de produtores, micro e nano torrefações, pequenas cafeterias, baristas e todos aqueles que trabalham com os cafés especiais e que querem o seu produto certificado”, afirma Pavel Cardoso, Presidente da ABIC.
Nesta semana, entre os dias 15 e 19 de novembro, a ABIC promove a 29a edição do Encontro Nacional da Indústria de Café (ENCAFÉ), em Alagoas.