Cingapura, 21 – O consumo de café na Índia cresceu 10% no primeiro semestre de 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo Ramesh Rajah, presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia. “O aumento deve-se principalmente à abertura de novas lojas de café e, consequentemente, ao fato de o café estar se tornando uma bebida de consumo social”, explicou ele. “A taxa de crescimento geralmente é de 1,5% a 2%. O aumento deste ano atingiu uma nova máxima”, acrescentou.
Rajah estima que o consumo de café na Índia, país que é um consumidor tradicional de chá, irá alcançar 90.000 toneladas este ano, em comparação a 80.000 toneladas em 2007.
Segundo o analista da indústria Harish Bijoor, o país tem potencial para elevar o número de lojas de café para cerca de 4.500, em comparação às atuais 880. Atualmente a Índia exporta 80% de sua produção de café, que este ano deve atingir 293.000 toneladas. As informações são da Dow Jones. (Deise Vieira)