Calor antecipado já eleva venda de gelados

12 de agosto de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Hoje em Dia

 Nice Silva
ESPECIAL PARA HOJE EM DIA


A onda de calor que atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte desde o começo de agosto já começa a mexer com os hábitos do consumidor. Depois dos dias de Inverno rigoroso em julho, sorveterias, cafeterias e bares registram a mudança do clima de acordo com os pedidos dos clientes. Progressivamente, as bebidas quentes vão cedendo espaço para as geladas, e o sorvete começa a se recuperar de perdas de até 50% nas vendas sofridas com o frio de julho. Lançamentos da indústria de bebidas preparados para a chegada do calor também começam a ganhar espaço nas prateleiras.

De acordo com Dora Miranda, gerente do Três Corações Café, localizado na Savassi, no final de semana, aumentou o consumo de bebidas como os frapês, com sorvete de creme, café e chocolate. A gerente informa que, como o sábado foi inteiro de sol, o consumo das bebidas frias predominou. Mas faz a ressalva: “O café quente vende muito, com qualquer temperatura”.
O retorno às aulas também traz de volta os grupos de estudantes que tomam sorvete com qualquer temperatura. ½Eu destesto o calor”, diz Paula Machado, que garante que a temperatura ficou muito mais elevada a partir do meio da semana que passou. Tomar sorvete é uma desculpa para colocar o papo em dia: ½se está frio ou não, toda segunda nós estamos aqui”, garante a colega de Paula, Cecília Magnoni.

O dono da tradicional Sorveteria São Domingos, Domingos Dias Montenegro, garante que os dias quentes já fizeram o consumo aumentar em cerca de 20%. Montenegro diz que o cardápio mudará logo. O sorvete de castanha ao creme será susbstituído pelo de frutas do cerrado como a cagaita ou pelas nordestinas como o umbu. Ele garante que, embora mais ácidas, as frutas do cerrado são muito mais refrescantes.

Na Panneteria Brasil, no Santa Efigênia, a vendedora Jucélia Santos garante que o consumo de sucos e refrescos cresceu muito nos últimos dias. A estimativa é de que as bebidas estejam saindo numa percentagem 10% a 15% maior de dez dias para cá. Mas a máquina de sorvete expresso ainda está praticamente inativa com a queda de pelo menos 70% nas vendas.
O aumento na venda de bebidas é registrado no bar e restaurante Paracone, também no Santa Efigênia. Segundo a gerente Sandra Silva, a venda de cerveja teve aumento de 40% no último final de semana. ½A combinação do frio com a Lei Seca fez cair o consumo fortemente em julho”, avaliou.

O aumento no consumo de água também foi registrado pelo serviço de entrega em domicílio Brazáguas. Segundo o auxiliar-administrativo Moisés Martins, a procura aumentou pelo menos 30% da primeira para a segunda semana de agosto.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral, a expectativa é de que o segmento cresça acima de 10% neste ano. No ano passado, o desempenho do setor ficou entre 5,8% e 10%. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, o consumo de água cresce em todo o mundo por questões de saúde, a taxas médias de 10%. No Brasil, cerca de 500 empresas movimentaram aproximadamente R$ 900 milhões em 2007.

De olho na perspectiva de aumento da demanda de líquidos com a chegada do calor, a Coca-Cola lançou, no mês passado, uma bebida hidrotônica, o i9. O produto traz fosfato de potássio, sulfato de magnésio e uma substância energética denominada inositol. A bebida segue a tendência mundial de agregar nutrientes à água. Também a Pepsi lançou, no primeiro semestre, o sabor maçã para a linha H2O. A bebida, de sabor base limão, tem 50% menos gás do que os refrigerantes comuns. Na mesma linha, com menos gás, a Ambev lançou o Guarah, no mês passado.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.