Café traz lucros aos estabelecimentos

7 de agosto de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação

Levantamento feito pela Cozinha Profissional Pesquisas, no final de 2007, apontou que o setor de alimentação fora do lar vê grande lucratividade na venda de cafés para o consumidor final. Isso mostra uma mudança na mentalidade daqueles que formam um segmento em alto crescimento. O questionário foi publicado no portal da revista por cerca de um mês e teve como público-alvo os mais de 10 mil restaurantes e mil bares, lanchonetes, padarias e cafeterias.


Para o Publisher e Editor de Cozinha Profissional, Geraldo Banas, o café implantado corretamente no estabelecimento traz alta lucratividade ao setor. “O café, quando tratado devidamente pelo proprietário do estabelecimento, pode ser consumido em alta escala. Para isso, são necessários, além de um bom café, máquinas de boa qualidade e o mais importante de tudo: treinamento da equipe”, afirma Banas. As estatísticas apontam que cerca de 53,9% dos empreendedores do segmento acreditam que o café pode trazer lucratividade.


Para aqueles que servem o famoso cafezinho, 50,6% consomem até 20 quilos de café por mês e 44,2% utilizam 21 a 100 quilos no mesmo período. Em xícaras, os números apontam que 43,2% dos estabelecimentos servem até 50. De 50 a 100 xícaras, o número cai para 28,4% e, de 101 a 200 xícaras, a perda é de 9,9%, somando um total de 18,5% dos estabelecimentos.


“Para o setor cafeeiro, a pesquisa de Cozinha Profissional pode trazer bons ânimos, já que 33,3% do segmento pretende aplicar uma carta de cafés e 52% pensam seriamente em aplicar no estabelecimento”, relata Geraldo Banas. Para finalizar, a pesquisa apontou o desvio de foco no negócio, preço elevado do maquinário e despreparo da equipe como os principais motivos dos que não pretendem (14,7%) criar uma carta de cafés.


Visando esclarecer as principais dúvidas de como aplicar uma boa carta de cafés no estabelecimento, a revista Cozinha Profissional terá, a partir da próxima edição, a participação da especialista em cafés, Gelma Franco. “Ter a Gelma Franco como colunista da revista mostra o comprometimento de passar informação com qualidade ao nosso leitor. Aplicação no segmento, carta de café, tipos, sabores, maquinário, treinamento etc. É a Cozinha Profissional levando lucratividade ao negócio”, conclui Banas.


Fonte: Cozinha Profissional Pesquisas

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