Aceita um cafezinho?
07 de agosto de 2008 às 00:04
O hábito de tomar café é bastante costumeiro para os brasileiros. Uma pesquisa elaborada pela Cozinha Profissional mostra que investir no produto traz grandes lucros para os empresários que acreditam no setor. A análise foi elaborada em 2007 e teve como público-alvo mais de 10 mil restaurantes e mil bares, lanchonetes, padarias e cafeterias.
Quando o café é implantado em estabelecimentos de maneira correta, levando em consideração a utilização de bons equipamentos e preparação dos funcionários, pode ser consumido em alta escala. As estatísticas apontam que 53,9% dos empreendedores do segmento acreditam que o cafezinho pode trazer lucratividade.
Os dados da pesquisa revelaram que para aqueles que servem o produto, 50,6% consomem até 20 quilos de café por mês e 44,2% utilizam 21 a 100 quilos no mesmo período. Em xícaras, os números apontam que 43,2% dos estabelecimentos servem até 50. De 50 a 100 xícaras, o número cai para 28,4% e, de 101 a 200 xícaras, a perda é de 9,9%, somando um total de 18,5% dos estabelecimentos.
Segundo o editor de Cozinha Profissional, Geraldo Banas, “Para o setor cafeeiro, a pesquisa de Cozinha Profissional pode trazer bons ânimos, já que 33,3% do segmento pretendem aplicar uma carta de cafés e 52% pensam seriamente em aplicar no estabelecimento”diz.
Os atributos de qualidade do café cobrem uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições da mão-de-obra sob as quais o café é produzido.