Índia: maior consumo de café, menor produção

Índia: maior consumo de café, menor produção
 



De acordo com o presidente do Indian Coffee Board, Krishna Rau, “o consumo de café na Índia cresceu rapidamente no último ano”. A entidade estima que o consumo registrará um crescimento de 10% no período de 12 meses que termina em setembro. Isso significa que o consumo de café na Índia, cuja tradição é o consumo de chá, deverá chegar a 90 mil toneladas, comparado com as 82 mil toneladas no ano que terminou em setembro passado.


O analista da indústria, Harish Bijoor, disse que a Índia tem potencial para aumentar seu número de cafeterias para cerca de 4,5 mil, comparado com as 800 que existem atualmente. Por outro lado, no ano que vem, “a produção de café da Índia será inferior à prevista, em consequência do período de seca que atinge as maiores áreas produtoras do país, ameaçando reduzir o rendimento das lavouras”, disse um grupo de exportadores.


“A produção indiana de café deve recuar pelo menos 5%, a partir das 293 mil toneladas previstas para este ano pelo Conselho do Café”, disse Ramesh Rajah, presidente da All India Coffee Exporters Association. “O declínio poderá ser de aproximadamente 20% no ano que se encerrará em 1º de outubro caso o período de secas se estender por mais duas semanas”, reforçou.


“A safra de café está em um estágio crítico devido à falta de chuva”, disse Rajah. O volume de chuvas foi 25% menor do que a média entre 1º de junho e 16 de julho em Karnataka, região que fica no interior do país, ao sul, e abarca os maiores distritos plantadores de café. As chuvas ficaram 41% abaixo do normal no Estado de Kerala, também no sul do país.


Chuvas pesadas registradas no ano passado em Karnataka e Kerala danificaram as lavouras, enquanto que as chuvas de meados do verão, registradas em março deste ano, foram as maiores dos últimos 133 anos e danificaram algumas lavouras no estágio crítico da floração. As informações são de reportagens do Dow Jones Newswires, Bloomberg e Diario do Comércio e Indústria de São Paulo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.