Mesa de Diálogo reúne governo, empresários e trabalhadores para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar

Brasília, 30/06/2008 – O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, coordenará nesta terça-feira (1º), às 14h, no Palácio do Planalto, a instalação da Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. Estarão presentes representantes dos trabalhadores – por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) – e dos empresários, por meio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estimulou em 2007 a realização de reuniões com trabalhadores e empresários do setor sucroalcooleiro para buscar formas de construir um acordo sobre as melhores práticas e políticas públicas para solucionar os problemas do setor. O presidente determinou que o governo conduzisse esse processo por meio de um grupo de trabalho, criado sob a coordenação da Secretaria-Geral, e integrado pela Casa Civil e Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Trabalho e Emprego; e Desenvolvimento Agrário.


Esse grupo realizou uma série de reuniões preparatórias com empresários e com trabalhadores para complementar o diagnóstico feito pelo governo federal e propor melhorias nas condições de trabalho na cana-de-açúcar e que tornaram possível a instalação dessa Mesa de Diálogo.


A expectativa é que a Mesa de Diálogo apresente soluções até a realização da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que será promovida pelo governo brasileiro, nos dias 17 a 20 de novembro deste ano, em São Paulo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.