(30/06/2008 10:36)
O cafeicultor Manoel Cano, de Toledo, no Paraná, está com um problema no ramo do seu pé de café. Conforme a reportagem do Globo Rural, o agrônomo José Braz Matiello, do município de Pirapora, no Vale do Rio São Francisco, em Minas Gerais, explica que o produtor está com problema de seca de ponteiro do ramo produtivo.
Com a seca, há a deficiência na folha e a nutrição mal feita, apresentando a desfolha. Quando acaba de cair a última folha do ramo, este não consegue puxar os nutrientes, pois a folha representa uma bomba. Com isso, o ramo acaba secando. Esse problema é por causa da nutrição mal feita, ocorrida na época de outubro e novembro, em que a planta apresenta pouca reserva.
Por isso, o cafeicultor Manoel precisa fazer uma análise de solo, para dar a nutrição certa para seu cafezal. E é necessário também que ele constate outros fatores, como o manejo e o suprimento de água, para verificar se não está faltando água, porque o nutriente entra pela raiz. Pode ser também que a cultivar em sua propriedade seja pouco vigorosa.
As variedades mais plantadas, na região de Toledo, são: Catuaí e Mundo Novo, mas a cultivar Catucaí é um material novo que está em vigor e produtividade.
Como a adubação deve ser feita logo após a colheita, é importante que o cafeicultor Manoel faça logo a análise de solo, para que na próxima safra não tenha esse mesmo problema.
Fonte: www.cafeemercado.com.br