HISTORIAL DA
MARCA
1958: Lançamento do Nescafé em Portugal (com e sem
cafeína) 1979: Início da fabricação em Portugal 1985: Lançamento do
Nescafé Selecção 1988: Lançamento do Nescafé Gold 1990: Transferência da
produção para Espanha 1991: Lançamento do Nescafé Cappuccino 1998:
Lançamento de novas especialidades – Irish Coffee e Café de Viena 2000:
Lançamento do Nescafé Mix 2003: Lançamento de Nescafé Cappuccino
Intenso 2004: Lançamento do Nescafé Cappuccino Descafeinado e Nescafé
Expresso 2007: Lançamento do Nescafé Cappuccino ICED
CARACTERIZAÇÃO DO
MERCADO
Os cafés solúveis ocupam uma pequena parcela do consumo
global do café em Portugal. Portugal é tradicionalmente um país de consumo de
café em grão (tal como Itália, por exemplo) em que o consumo “fora do lar”, a
tradicional “bica”, representa a maior fatia do mercado.
Contudo se, por
um lado, o nível de consumo de café solúvel é inferior ao de outros países da
União Europeia, por outro é o único país em que o consumo de Misturas e
Sucedâneos de café solúveis é preponderante.
A origem do sucesso destes
produtos remonta à década de 40, em que foi promulgada uma lei que obrigava
todos os torrefactores (produtores de café) a comercializar misturas de café com
cereais torrados, de modo a proporcionar aos consumidores de baixos recursos
acesso a uma bebida “de café” ou uma bebida com sabor a café. O mercado global
de Cafés Solúveis é caracterizado por 43.8% do consumo de misturas, sendo os
restantes 56,2% consumo de café puro (42,2%) e especialidades (14.0%) (Valor
ON07).
Relativamente aos cafés Puros Solúveis e Especialidades, onde se
insere Nescafé, o mercado nos últimos anos tem crescido principalmente em
volume.
No segmento Cafés Puros, os principais crescimentos têm-se
verificado nas Marcas Próprias e de Primeiro Preço. NESCAFÉ continua a ser
líder.
No segmento Especialidades, NESCAFÉ como líder, tem sido o
dinamizador do mercado, crescendo acima da média. A marca Delta é um concorrente
directo mas no segmento solúvel, a sua participação é pouco significativa versus
o peso que detém no mercado de cafés torrados. O café puro torrado, os cereais e
os iogurtes são os principais concorrentes indirectos, pois funcionam como
produtos alternativos.
Caracterização do Mercado – Puros em
Volume
No mercado de cafés solúveis, os puros representam 27%
(550 tons.), tendo apresentado no TAM ON 07 um crescimento na ordem dos
6%.
NESCAFÉ é líder de mercado com 50% de quota de mercado, seguido das
Marcas de Distribuição com uma quota de cerca de 37%.
Caracterização do Mercado – Especialidades Volume As Especialidades
representam cerca de 15% do mercado total de cafés (300 tons.). No entanto, é o
segmento mais dinâmico, apresentando crescimentos na ordem de 8% TAM ON
07.
NESCAFÉ também é líder neste segmento com mais de 65% de quota de
mercado, seguido das Marcas de Distribuição com uma quota de cerca de 30% TAM ON
07.
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