Degustação, culinária, artesanato, exposição de marcas de café e show são atrações abertas ao público. São esperadas 6 mil pessoas no evento
Depois do sucesso do 1º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis, que começou na última segunda-feira e teve encerramento ontem, com a presença de autoridades e instituições ligadas à atividade cafeeira, o Café e Cultura inicia uma nova fase de atrações, que começa hoje e é aberta ao público de Poços de Caldas e região.
Exposição de marcas, degustação, culinária, artesanato e apresentação musical fazem parte do cardápio do evento, que será realizado no Parque José Affonso Junqueira, entre o Palace Cassino e a estação do Bondinho. A abertura oficial do evento acontece às 11h e conta com a presença de autoridades e a chegada da Rainha do Café, acompanhada de crianças de 4 a 6 anos, vestidas de camponesas. Além dessas atrações, haverá também apresentações da Banda Maestro Azevedo e da contadora de histórias Luciana Valverde, falando sobre a origem do café e sua relação com a humanidade.
No mesmo dia, haverá mais uma apresentação musical, às 18h30. É a vez do grupo Samba Poços mostrar a qualidade da música brasileira e agitar o público do evento. Na sexta-feira, às 16h, Ricardo Guerra solta a voz no Parque Affonso Junqueira e, às 21h, o Sinfonia das Águas dá um toque clássico ao Café e Cultura, fechando a noite. No sábado, último dia do evento, a música mineira de Maria Solidária entra em cena, às 18h30. Para fechar o evento com chave de ouro, a Orquestra de Violeiros de Poços de Caldas, sob o comando de Riachão, se apresenta com sua música regional de viola.
No ano passado, na primeira edição do Café e Cultura, em torno de 5 mil pessoas passaram pelos estandes dos expositores de café. A expectativa para esse ano é boa, segundo a organizadora do evento, Siomara Bonafé Costa. “Estamos muito felizes pela proporção que o evento tomou na região. O simpósio veio a reforçar ainda mais a freqüência das pessoas. Neste ano, temos mais atrações na programação cultural. Esperamos pelo menos 6 mil pessoas no evento”, afirma Siomara, diretora da Phisa Eventos.
O Café e Cultura também conta com a presença de entidades assistenciais da cidade. O restaurante da Avocc (Associação do Voluntariado Contra o Câncer) estará aberto, todos os dias, do meio-dia até às 22h. As atividades da programação cultural do Café e Cultura têm início, nos três dias de evento, a partir das 10h.