Uma Missa campal, marcada para as 7h da próxima quarta-feira (16), na Fazenda Conquista, em Alfenas (MG), celebrará o início da colheita da Ipanema Coffees, uma das maiores empresas produtoras de cafés especiais do mundo. De acordo com o engenheiro agrônomo Eduardo Tassinari, diretor de Operações Agrícolas, a estimativa para esta safra 2008/2009 é uma produção de 150 mil sacas. Estão sendo contratados mais de mil “safristas”, como são chamados os trabalhadores temporários para a colheita, período que se estende até meados de agosto.
A colheita, seletiva, começa pelos cafés Bourbons destinados à Starbucks Co., rede de cafeterias americana com a qual a Ipanema tem contrato de fornecimento fechado até 2010. Do total a ser colhido, 32 mil sacas serão produzidas pelos quatro parceiros preferenciais da Ipanema, que integram o programa Equal Partners. São as fazendas Novo Horizonte (Areado/MG), São Manoel dos Brejões (na divisa de São Sebastião da Grama/SP com Poços de Caldas/MG), e Lambari e Irarema (Poços de Caldas/MG).
De acordo com Washington Rodrigues, presidente da Ipanema, a proposta do Equal Partners é criar oportunidades comerciais para que pequenos produtores de café de alta qualidade possam exportar seus grãos com maior valor agregado. “Com isso, passamos também a oferecer uma maior variedade de qualidades e sabores distintos, por região de cultivo e forma de preparo, dando aos clientes a oportunidade de investir no desenvolvimento de novos produtos, com blends diferenciados e garantia de qualidade 100% Ipanema, já que todos os lotes serão preparados por nós”.
Para atender a essa demanda a Ipanema investiu ao longo de 2007 na ampliação de sua infra-estrutura. O terreiro ganhou nova pavimentação e o armazém passou por obras de ampliação, estando apto a receber mais 20 mil sacas. Também os lavadores e descascadores foram ampliados e a capacidade dobrou para 60 mil litros/hora. Mais quatro colheitadeiras foram adquiridas, somando agora uma frota de 16 máquinas. Secadores e caldeiras também foram reformados. Oito secadores novos e mais uma caldeira foram inseridos e também mais 4 tanques de fermentação. No total a capacidade de processamento da Ipanema passou de 24.000 para 48.000 litros/hora.