Como todos os anos, ao aproximarmos da colheita começam as especulações sobre o volume da safra a ser colhida. Como todos os anos os aproveitadores de plantão (leia-se exportadores especuladores) jogam na mídia números irreais, sem nenhum fundamento científico, estatístico ou racional, e estes números acabam influenciando negativamente nos preços.
O Brasil não possui uma lei que regulamente este tipo de estatística, ou se existe ela não é cumprida, deixando livre para quem quer que seja opinar e chutar sobre o assunto, derramando no mercado enxurradas de previsões cada qual com sua particularidade, porém todas elas bem acima da previsão oficial CONAB/ IBGE.
O produtor acaba ficando sem ninguém para defende-lo, já que nem os órgãos governamentais responsáveis pela previsão de safra, cujos números são uma afronta ao seu trabalho, se manifestam contrários sobre as referidas “ previsões dos exportadores”. Em meu ponto de vista, o produtor tem que começar a jogar o jogo, ou vai ser eliminado do campeonato.
Estamos às vésperas de uma nova safra, com o estoque brasileiro de café a cada que passa dia se reduzindo mais, na iminência de se reduzir a zero. Já é comum ouvir entre os cafeicultores programações para se iniciar a colheita dentro de 20/30 dias, como se, existisse um prêmio para o cafeicultor que começar a colher primeiro.
Será que não está no momento do produtor atrasar o inicio da colheita?
Ou será que o produtor não gosta de ganhar dinheiro?
Se o estoque está acabando, quanto mais retardarmos o inicio da nova colheita, mais a tendência do produto subir de preço.
De que lado o produtor joga?
Os mesmos aproveitadores de plantão que plantaram a notícia de uma super safra, já estão plantando a notícia de que o clima favorável antecipará a colheita. O produtor além de ficar calado a tudo isso, ainda vai colaborar com a notícia e antecipar a colheita?
Cafeicultores do Brasil, ACORDEM!!!!!!!! Pra que antecipar a colheita?
Chegou o momento do produtor mandar no mercado, não jogue a oportunidade fora. Se o mercado quer e necessita da nova safra, não vamos dar munição ao inimigo, quanto mais tarde esta nova safra chegar ao mercado mais alto serão os preços pagos por ela. A oportunidade de bons preços está para acontecer, cabe ao produtor decidir favorável a isso. A classe tem que se unir e tomar uma decisão conjunta, não podemos deixar cada cafeicultor pensar individualmente, isso é tudo que os compradores querem!!!
MARCOS ANTONIO BERGAMO FAVARO
PROCED – PIRAJU