Minas Gerais planeja escritório em Dubai

A informação é do presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade, que lidera, ao lado do vice-governador do estado, Antonio Anastásia, uma missão mineira ao mundo árabe. A idéia é que o escritório ajude Minas a fazer mais negócios na região. A delegação min

2 de abril de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: 02/04/2008 07:04:00 - Anba

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br


São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) deve abrir um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A informação é do presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, que lidera, ao lado do vice-governador do estado, Antonio Anastásia, uma missão mineira ao mundo árabe. As atividades da delegação, formada por 47 pessoas, começaram ontem (01) por Dubai. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, acompanha a missão.


De acordo com entrevista de Andrade por telefone à ANBA, a abertura do escritório está sendo discutida na viagem. Se tudo der certo, ela deve ser anunciada, no país árabe, até o final da semana. A idéia é que a base da Fiemg em Dubai trabalhe com inteligência de exportação. Ou seja, forneça informações aos empresários mineiros sobre a melhor forma de exportar ao mercado árabe e também dê informações sobre Minas Gerais a importadores locais. “Este é um mercado exigente, que paga pela qualidade”, disse Andrade.


A delegação mineira é formada por representantes de empresas e sindicatos dos setores têxtil, de calçados, moda, borracha, café, matérias-primas para cosméticos, móveis, fertilizantes, celulose, papel e papelão, mármores e granitos, produtos de construção civil, plásticos e serviços de segurança. Ontem, o grupo foi recebido na Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, onde teve oportunidade de estar com empresários locais para encontros de negócios. Os brasileiros foram recebidos pelo novo presidente da Câmara de Dubai, Abdul Rahman Saif Al Ghurair, também presidente do grupo empresarial Al Ghurair.


O vice-governador e o presidente da Fiemg convidaram o presidente da Câmara de Dubai a liderar uma missão comercial do emirado para o Brasil, segundo informações de Alaby. O subsecretário da Secretaria de Assuntos Internacionais do Estado de Minas Gerais, Luiz Antonio Athayde, fez uma palestra sobre o potencial do seu estado. Ele falou da diversificação econômica de Minas, que tem produção agrícola, pecuária, industrial e mineral. De acordo com Athayde, Minas representa cerca de 10% da economia nacional. O subsecretário falou também das oportunidades de investimentos que há no estado.


Investimento e comércio


“Um dos objetivos da missão é apresentar as possibilidades de investimentos em Minas aos árabes, tanto no setor privado quanto em infra-estrutura, em logística, energia, setor industrial, prestação de serviços”, disse Andrade. De acordo com ele, o objetivo foi alcançado ontem já que os empresários presentes na Câmara de Dubai ficaram interessados em rodovias, tratamento de água e energia. Outro objetivo da missão é apresentar o que Minas Gerais produz para exportar. O estado quer vender para o mundo árabe, para a Ásia e o Oriente via Dubai, segundo o presidente da Fiemg. “Iniciamos as conversas”, disse.


De acordo com Alaby, antes do encontro de ontem foram feitos anúncios nos jornais locais Al Khaleej e Al Bayan. Também uma equipe de telemarketing foi contratada para convidar os empresários do país para o encontro. Também na Câmara de Dubai, ontem, os brasileiros conheceram mais de perto os projetos da empresa de desenvolvimento imobiliário Nakheel, por meio de uma palestra da executiva de vendas e marketing para delegações estrangeiras da companhia, Tourya Amoury. Eles também ouviram palestras sobre a zona franca de Jebel Ali e o seu porto, e sobre a Universidade de Dubai, administrada pela Câmara de Dubai.


Além dos empresários, representantes de sindicatos e autoridades políticas já citadas, também integram a delegação mineira o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de Minas, Alberto Pinto Coelho Junior, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Além dos Emirados, o grupo vai passar também pelo Egito. A missão segue até o domingo, dia 09.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.