Etiópia deve aumentar exportações de café neste ano

9 de março de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação

O maior exportador de café da África, Etiópia, está planejando aumentar suas exportações de café neste ano, informou o Ministério da Agricultura do país. De acordo com reportagem do Sudan Tribune, o oficial de promoção das exportações do Ministério, Solomon Tilahun, disse que o país exportará 220 mil toneladas (3,6 milhões de sacas de 60 quilos) de café no ano que termina em 30 de junho de 2008. “Em cinco anos, planejamos aumentar a produção de café em 15%”.


A Etiópia também está planejando estimular a participação estrangeira na indústria para ajudar a expandir a produção e impulsionar seu rendimento.


O café da Etiópia é responsável por mais de 60% do valor obtido com exportações da nação.


A nova estratégia se baseia em estimular e oferecer treinamento aos produtores que trabalham separadamente e em pequena escala. Tilahun disse que a idéia é aumentar a produtividade dos pequenos cafeicultores oferecendo treinamento, incentivos e aconselhamento. Os incentivos incluem redução na taxa de exportação, suspensão dos custos de arrendamento de cinco a sete anos, dependendo da quantidade de capital investido.


No ano passado, a Etiópia exportou 2,93 milhões de sacas de café aos Estados Unidos e países da Europa. De acordo com o Ministério da Agricultura, atualmente mais de 100 exportadores de café e uniões estão envolvidas na exportação.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.