ECONOMIA
29/11/2007
Granizo destrói 400 ha de café e 60 ha de milho no Sul de MG
DA REDAÇÃO
Cerca de 35 produtores rurais do município de Campanha, no Sul de Minas, lamentam os prejuízos causados por uma chuva de granizo que destruiu completamente cerca de 400 hectares de plantação de café. A chuva, que aconteceu na madrugada de quarta-feira, atingiu as zonas rurais de Serrinha e Glória, ambas na comunidade de Campo Grande, conforme informa o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Campanha, Walter Lúcio Faria.
De acordo com ele, a chuva também devastou de 50 a 60 hectares de lavoura de milho. Mas o prejuízo maior foi do café: a perda da safra na área foi total. O secretário estima que serão necessários de dois a três anos para uma recuperação completa. “As plantas já tinham florido e a chuva estragou tudo. Em vinte anos de trabalho aqui, nunca vi um estrago dessa proporção”, diz.
Ainda de acordo com Faria, dos produtores atingidos, cerca de 70% possuem seguro rural pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf). “Os produtores agora vão juntar os documentos comprovando o que aconteceu aqui e enviar para o Banco do Brasil para que possam renegociar os prazos da dívida rural. Os que não têm seguro, infelizmente, vão ter que arcar com os prejuízos da chuva”, explica.
Segundo estimativa do especialista, a perda fica em torno de 8.000 sacas de café, tendo em vista que a produtividade da área atingida é de 20 sacas por hectare. Atualmente, a saca de café está cotada em cerca de R$ 245. Engenheiros da Emater-MG trabalham agora nas lavouras para tentar recuperar as plantações e evitar estragos piores.