Futuros classificadores e degustadores de café estão em Serra Negra

Por: O Serrano

Em 09/11/2007
 
 
A 38ª Turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos – ACS fez, nesta sexta-feira, uma visita à Fazenda Quintas da Serra, em Serra Negra.
O objetivo da viagem foi mostrar aos 12 alunos que integram a quinta classe formada este ano como é todo o procedimento de produção do café, desde o plantio até ser servido na xícara, passando pela classificação do grão e prova da bebida em sala de aula e verificação in loco, com orientação de especialistas no assunto.

Não foi a primeira vez que a ACS escolheu a Quintas da Serra como fonte de informações para seus alunos. Por se tratar de fazenda modelo, o local já recebeu outros grupos de estudantes, incluindo grande número de estrangeiros. Ano passado, uma classe formada apenas por japoneses esteve na fazenda. O resultado foi considerado “fantástico”. Com os conhecimentos adquiridos, os alunos conseguiram promoções profissionais assim que voltaram para casa.
Este ano foi também um período de boa safra para o curso. Cerca de 80 novos classificadores foram preparados para serem lançados ao mercado cafeeiro. Alunos vindo de locais variados: Estados Unidos, Finlândia, Japão, Alemanha, Noruega e de várias cidades do Brasil.

Criado para formar profissionais capazes de identificar as diferentes características do café, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócio, o Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989. Desde então, mais de 500 alunos já foram habilitados técnicos.

Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. Cerca de 40% dos classificadores certificados pela Associação são estrangeiros.

São duas horas diá-rias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends. Para participar é necessário ter 18 anos de idade; cópia do diploma ou certificado de conclusão do 2º Grau ou equivalente; atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da cédula de identidade ou passaporte.

Ao final, os alunos com freqüência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas de aproveitamento recebem certificado e carteira de classificador. O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3212-8200/ramal 208, com Paulo Bruno.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.