Nicarágua quer melhor remuneração com aposta em café orgânico

6 de novembro de 2007 | Sem comentários Café Orgânico Produção

A exportação de café no ano safra 2007/2008 na Nicarágua terá números mais robustos com os bons preços de comercialização internacionais. O café conta com uma história de 150 anos no país e os produtores têm mudado a forma de cultivá-lo, combinando o café tradicional com o café orgânico, obtendo, desse modo, uma maior qualidade no produto final e aumentando consideravelmente o valor agregado.


Os cafés especiais dos departamentos (Estados) de Matagalpa, Jinotega e Nueva Segovia têm obtido prêmios de qualidade e certificações internacionais, principalmente para aqueles em que os produtores deixaram de utilizar aditivos agroquímicos, cultivando o produto naturalmente, de forma orgânica.


Eddy Kull é escritor e tem publicações sobre a história do café na Nicarágua. Ele apontou que as certificações apresentam normas para o plantio do café e, ao segui-las, o produtor está conseguindo atingir um nível bastante diferenciado para o grão desenvolvido em sua lavoura.


Dentre as exigências da certificação estão fatores como plantio de café em área sombreada, reflorestamento, proibição de caça a animais e utilização exclusiva de adubos que tenham sido obtidos de forma orgânica.


“Esse café, evidentemente, chega ao mercado com um interesse diferenciado e o comprador paga um valor superior ao de mercado, apostando na qualidade e nas características orgânicas desse produto”, complementou Kull.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.