Agricultura familiar mostra sua força em Rondônia

Por: 23/10/2007 06:10:29 - Folha de Rondônia

Dos quase 115 mil estabelecimentos rurais existentes em Rondônia, 80% são ocupados por agricultores familiares. Em todo País, a agricultura familiar ocupa 30,5% da área total dos estabelecimentos rurais, produz 38% do Valor Bruto da Produção nacional e ocupa 77% do total de pessoas que trabalham na agricultura. Diante da visão de empreendedorismo e investimento em capacitação, a agricultura familiar mostrou o seu potencial no último final de semana, durante a 3º Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar em Rondônia (Fepaf/RO).

Mais de 40 mil pessoas visitaram a Feira, em Ji-Paraná, nos quatro dias do evento. Cerca de 150 expositores, entre trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, ribeirinhos e pescadores de todo o Estado montaram 80 estandes com todo tipo de produtos da agricultura familiar.

Os produtores de café contaram com um estímulo extra. Durante a feira, foi entregue o prêmio café de Qualidade Acaram. A premiação, que existe há seis anos, foi oferecida aos dez agricultores que conseguiram produzir o melhor café da região. O primeiro lugar ficou com Monte Negro, com o cafeicultor Francisco dos Reis Maximiano. Segundo e terceiro lugar ficaram em Ji-Paraná, com os produtores Jonese Bermondi e Isaldino Bermondi, respectivamente.

De acordo com o coordenador da Articulação Central das Associações Rurais de Ajuda Mútua (Acaram), José Antônio de Meireles, o objetivo principal não é a premiação, mas a sensibilização e o incentivo à melhoria da qualidade do café rondoniense. Um dos critérios é a produção agroecológica, que oferece um produto mais saudável, em harmonia com o meio ambiente, agregando valor à produção. Todos os vencedores, por exemplo, exportam a produção para Inglaterra, por meio do mercado justo.

Já existem grandes propriedades que trabalham com agroecologia, mas o seu mote é a agricultura familiar, que é diversificada em sua área de atuação. O técnico da Acaram Jailson da Silva Nascimento Soares explica que o a agroecologia trabalha com a experiência dos agricultores e os incentiva a reconhecer na própria rotina os conceitos de ecologia e sustentabilidade.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.