RURAL
13/10/2007
Em Ribeirão Claro só se fala em café
Concurso criado pela Câmara Setorial e Seab estimula produção de café de qualidade. Ano passado o município estava entre os vencedores
Acontece em Ribeirão Claro, Norte Pioneiro, na sexta-feira, dia 19, a final do Prêmio Café Qualidade Paraná 2007. A programação contém atividades para o dia todo, com início às 8h45 com a recepção das caravanas de produtores vindas de todo o estado, na praça da Igreja Matriz.
No início da semana o prefeito Francisco Carlos Molini, ou Kiko, como é chamado, esteve na redação da FOLHA para divulgar o evento. Ele destaca que a cafeicultura é, atualmente, a principal atividade econômica no município, com uma área de 3.270 hectares e mais de 14 milhões de pés de café em produção. Só no sistema de plantio café adensado são 1.475 hectares com 11,3 milhões de cafeeiros.
A qualidade do grão tornou-se regra na produção. ”A produção de café tem incentivo total da prefeitura. Auxiliamos na assistência técnica, além se subsidiarmos as análises de solo e a distribuição de calcário. A prefeitura oferece gratuitamente 15 horas máquina por produtor”, afirma. O sindicato rural, segundo o prefeito Kiko, possui dois profissionais que cuidam dos laudos de qualidade da bebida do café local.
No ano passado, o produtor de Ribeirão Claro Fábio Dória Scatolin foi o campeão do Café Qualidade Paraná na categoria cereja descascado. Na etapa nacional, promovida pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), ficou com o terceiro lugar.
Foi do Norte Pioneiro também o primeiro lugar na categoria café natural tanto na etapa estadual quanto na nacional. ”O produtor Valtamir Mezzono é atendido por um técnico da Emater de Ribeirão Claro”, afirma. A propriedade de Mezzono fica em Salto do Itararé.
Entre os destaques da programação do Prêmio Café Qualidade Paraná 2007 está o Leilão dos Cafés Campeões, às 10 horas, na Associação Atlética Ribeirão-Clarense. Após o almoço, a partir das 14 horas, ocorrem palestras técnicas e debates sobre a produção de cafés com qualidade e a política cafeeira. Às 17 horas está prevista a divulgação e a premiação dos campeões do concurso 2007. Um jantar de confraternização, às 19 horas, encerra os festejos.
Semana da Mulher – Outra atração em Ribeirão Claro é a Semana da Mulher, marcada para o período de 22 a 26 de outubro. Segundo Francislaine Amaral, que preside a Associação do Desenvolvimento da Mulher, o município investe também na promoção social da mulher. ”Queremos despertá-las para o importante papel que possuem no desenvolvimento da sociedade.”
Célia Guerra
Reportagem Local