Técnicos da Emater-MG testam qualidade do café da Zona da Mata em concurso

21 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

Terminou nesta sexta-feira (14 de setembro) a primeira fase de degustação do VI Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). Participaram 661 cafeicultores de 17 municípios da Regional de Muriaé com amostras de café natural e cereja descascada.


O nome do concurso é uma referência à Zona da Mata mineira, região que a cada ano ganha destaque na produção de café. O gerente regional da Emater-MG em Muriaé, Paulo Alexandre Carvalho, revela que a região é propícia a produção de café por causa da diversidade de microclimas existentes no local. Ainda segundo o gerente, a agricultura familiar bastante expressiva, favorece a cafeicultura. Somente em 2006 foram produzidas nos mais de 54 mil hectares da região, 864 mil sacas. Para este ano a expectativa é de que produção atinja 972 mil sacas do grão.


Critérios para avaliação


Seis técnicos de escritórios regionais da Emater-MG da Unidade Regional de Muriaé, participaram dessa etapa de degustação. Foram selecionados nesta primeira etapa, 40 tipos de café natural e 10 de cereja descascada. Os técnicos avaliaram características como aroma, cor, doçura e sabor. O extensionista agropecuário da Emater-MG, Francisco Rezende, que também faz parte da comissão organizadora, afirma que o concurso promove a inclusão econômica na região, já que os produtores têm a oportunidade de mostrar que produzem café de boa qualidade, aptos a conquistar novos mercados.


Na última etapa, que vai ser realizada de 24 a 28 de setembro, serão selecionados os 15 melhores cafés naturais e os três melhores do tipo cereja descascada. A cerimônia de premiação para os 18 primeiros colocados será no dia 19 de outubro, na Associação Atlética do Banco do Brasil de Muriaé. Os vencedores receberão prêmios como kits de adubação, aparelhos de tevê, além de um troféu e certificado. O evento tem o apoio da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Muriaé Ltda, Banco do Brasil e de outras entidades.


Assessoria de comunicação da Emater-MG
(31) 3349-8021

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.