Com mecanização, agricultura perde espaço na geração de empregos

17 de setembro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: 14/09 - 16:29 - Agência Estado

Rio, 14 – A mecanização do setor agrícola tem provocado uma queda histórica na participação desse setor no total de ocupados do País, segundo mostra a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), pesquisa divulgada hoje pelo IBGE. A atividade agrícola reduziu a participação no total de ocupados no País de 20,5% em 2005 para 19,3% em 2006.


Em 1996, a fatia era de 24,5%. “A redução da mão-de-obra na atividade agrícola, com a mecanização e o aumento do uso da tecnologia no campo, é uma tendência histórica”, disse o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE e analista da Pesquisa Mensal de Emprego do instituto, Cimar Azeredo.


O presidente da instituição, Eduardo Nunes, acrescentou que culturas como café, algodão e cana-de-açúcar eram tradicionais geradoras de muito emprego, mas a mecanização cresceu fortemente nesses segmentos, reduzindo a mão-de-obra. Além disso, ele lembrou que o processo de urbanização do País prossegue em crescimento, reduzindo o número de trabalhadores no campo. De 2005 para 2006, a atividade agrícola apresentou redução de mais de meio milhão de trabalhadores.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.