Cafeicultores colombianos aspiram conquistar mercados da Rússia e China

17 de setembro de 2007 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: 17/09 10:08 - Centro de Inteligência do Café

Os cafeicultores colombianos aspiram conquistar os mercados da Rússia e, China e do leste da Europa, entre outros, e para isso, investiram cerca de 40 milhões de dólares na ampliação de sua fábrica de café liofilizado que aumentará a produção de 7.000 para 11.000 toneladas anuais.


A fábrica, localizada em Chinchiná (280 km a oeste de Bogotá), produz cafés liofilizados, solúveis ou instantâneos e terá vendas em torno de 180 milhões de dólares em 2007, de acordo com Luis Genaro Muñoz, diretor da fábrica. A fábrica também exporta extratos de café como matéria-prima para o Japão e outros países, além de produzir café torrado e moído.



Das 7.000 toneladas que serão produzidas este ano, somente 190 ficarão na Colômbia (2,7%). A partir de 2008, quando a produção aumentar para 11.000 toneladas, apenas algo em torno de 2% será para consumo nacional.



Há três semanas, a Federacafé, que agrupa mais de meio milhão de produtores do grão, informou que a União Européia concedeu o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao café colombiano, sendo este o primeiro produto não europeu a receber tal certificação.



A Colômbia recebeu 1 bilhão e 700 milhões de dólares em 2006, produzindo 12 milhões de sacas de 60 kg.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.