O diretor da Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA), Van Thanh Huy, e o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Luong Le Phuong, se reuniram no dia 22 de agosto para discutir medidas para cadastrar empresas do Vietnã em uma bolsa de negociações internacionais. O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Ministro de Assuntos Estrangeiros e o Ministro da Indústria e Comércio trabalharão juntos para introduzir o café vietnamita na Bolsa de Chicago (CME).
A ação será o primeiro passo assegurando a forte presença do café vietnamita no mercado global. Além da negociação em bolsa internacional, agentes do governo também trabalharão no desenvolvimento das negociações no Vietnã e no desenvolvimento de outros produtos agrícolas vietnamitas no mercado mundial.
A CME oferecerá treinamento on-line aos negociantes vietnamitas temporariamente enviados a Chicago. Depois, os especialistas da CME treinarão os negociantes no Centro de Troca de Café de Buon Me Thuot, no Vietnã. Estabelecido em novembro de 2004, o centro atualmente vende café apenas através de métodos tradicionais de leilão em escala doméstica.
O Centro de Troca de Café de Buon Me Thuot realizará sua primeira transação on-line com a CME em março de 2008, se tudo acontecer como o planejado. Inscritas junto à CME, as empresas de café vietnamitas estarão posicionadas estrategicamente para entender as necessidades de seus consumidores e adquirir as últimas informações sobre preços e qualidade.
____________________________
Adaptação: Centro de Inteligência do Café