Cafeicultores rondonienses comemoram decisão sobre zoneamento agrícola

Por: 04/09 10:19 - Folha de Rondônia

Avançam negociações do zoneamento
 
04/09 10:19 – Folha de Rondônia 
 
Depois de oito meses de discussões, os cafeicultores rondonienses podem comemorar a primeira decisão concreta nas negociações de revisão do zoneamento agrícola. A empresa que presta serviço ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), baixou uma nota técnica com a revisão do documento, que havia excluído a cafeicultura sem irrigação em municípios tradicionalmente produtores, prejudicando os agricultores, que estão impossibilitados de contar com o investimento e custeio, com as garantias do seguro-safra por parte dos agentes financeiros. Isto já representou para o Estado um prejuízo de mais de R$ 30 milhões.
Dos 34 municípios que só poderiam produzir café com irrigação, 28 foram enquadrados como produtores de sequeiro ou sem irrigação. Apenas seis cidades, Cacoal, São Felipe, Rolim de Moura, Castanheiras, Primavera do Oeste e Ministro Andreazza, ainda estão enquadradas na produção somente com irrigação. Evaldo Lima, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura (Seapes), explicou que o Estado não é contra a irrigação, mas que, a maioria dos produtores de café são da agricultura familiar e não utilizam este recurso, que tem um custo alto.


A decisão foi divulgada depois da realização de diversas reuniões com produtores e a visita de uma Comissão à Brasília, na qual órgãos técnicos do Estado, como a Seapes, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Emater, apresentaram um levantamento que mostrava os números de produtividade e a viabilidade da produção de café sem irrigação nestas regiões.


Evaldo Lima afirmou que houve um grande avanço com a decisão, apesar dos seis municípios ainda estarem enquadrados na portaria. Ontem, cerca de 60 pessoas, entre produtores rurais e representantes da Embrapa, Seapes, Emater, Ceplac, Fetagro e Sedam, se reuniram em Cacoal para levantar dados que mostrem que é possível e rentável produzir café sem irrigação nestas regiões. Os dados serão apresentados a um representante do Mapa e o diretor da empresa que presta o serviço para o Ministério, entre os dias 21 e 25 deste mês, quando eles farão uma visita ao Estado. A nova portaria deve ser divulgada até o final deste mês, ainda para contemplar os financiamentos com custeio.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.