Avaliação do Centro de Estudos Avançados para Economia Aplicada/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq) revela que a forte queda de temperaturas no Sudeste do Brasil na última semana de julho elevou os futuros de arábica na bolsa de mercadorias de Nova York (Nybot). Especulações sobre geadas nos cafezais motivaram fundos a intensificar compras futuras.
No dia 24, segundo o Cepea, o contrato Setembro/07 chegou a 115,75 centavos de dólar por libra-peso, maior patamar alcançado no correr de julho. Até o fim do mês, no entanto, o frio intenso não causou danos sobre os cerca de 30% da safra de 32,065 milhões de sacas que ainda estavam por ser colhidos.
Por outro lado, as chuvas derrubaram grãos que ainda estavam nos pés e prejudicaram parte dos já colhidos que estavam em terreiros para secagem. Outro fundamento que deu suporte ao mercado internacional foram os novos comentários de que a safra brasileira pode ser menor que o esperado, devido ao tamanho reduzido dos grãos da safra 2007/08.
Assim, conforme análise do Cepea, os produtores estariam precisando de um maior volume de grãos para completar uma saca de café. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve divulgar uma nova projeção para o grão no dia 24 de agosto. Apesar das fortes especulações sobre o clima terem impulsionado os preços futuros a partir do fim de julho, as negociações no físico continuaram calmas.
Financiamento – Muitos cafeicultores que receberam recursos do Fundo de Defesa de Economia Cafeeira (Funcafé) para financiar as atividades de colheita têm optado por aguardar novas altas para intensificar as vendas. Alguns, que participaram dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), esperam que os preços atinjam patamares acima de R$ 260,00/saca para obter o subsídio do governo.
Segundo técnicos do Cepea, no decorrer de agosto, o segmento deve estar atento às primeiras floradas de café da safra brasileira 2008/09. As primeiras flores, ainda em pequena quantidade, devem abrir em regiões mais úmidas, mas é em setembro que ocorrem as principais florações, período que deve coincidir com o início da primavera. Neste período, chuvas serão importantes para que floradas vinguem, originando os frutos da safra futura.
REPORTAGEM LOCAL