Uma delegação de empresários brasileiros participou esta semana, no Japão, da SCAJ 2007 – Feira de Cafés Especiais realizada em Tóquio pela Specialty Coffee Association of Japan (entidade japonesa de cafés especiais). A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Marketing do Café (PIM 2007), do Ministério da Agricultura, e dá prosseguimento às ações de promoção junto aos potenciais compradores e consumidores mundiais. A coordenação do estande Cafés do Brasil na feira do Japão esteve a cargo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Além da exposição de cafés brasileiros de diversas origens, a participação incluiu palestra sobre o sistema de produção, sustentabilidade, certificação e rastreabilidade de todo o processo, desde a semente até o comprador final.
O PIM 2007 é realizado pelo Comitê Diretor de Promoção de Marketing do CDPC – Conselho Deliberativo da Política do Café, e coordenado pelo Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do MAPA. A participação na feira do Japão deu seqüência à programação iniciada em maio, com as feiras de cafés especiais dos Estados Unidos, realizada na Califórnia, e da Europa, promovida na Bélgica. “Mais uma vez, nosso objetivo foi marcar forte presença, estabelecer novos contatos comerciais, rever antigos compradores e promover os cafés especiais do Brasil, que são cultivados de forma totalmente sustentável, respeitando-se todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos”, diz Marcelo Vieira, presidente da BSCA. As informações são da assessoria de imprensa da BSCA.
Uma delegação de empresários brasileiros participou esta semana, no Japão, da SCAJ 2007 – Feira de cafés Especiais realizada em Tóquio pela Specialty Coffee Association of Japan (entidade japonesa de cafés especiais). A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Marketing do café (PIM 2007), do Ministério da Agricultura, e dá prosseguimento às ações de promoção junto aos potenciais compradores e consumidores mundiais. A coordenação do estande cafés do Brasil na feira do Japão esteve a cargo da Associação Brasileira de cafés Especiais (BSCA). Além da exposição de cafés brasileiros de diversas origens, a participação incluiu palestra sobre o sistema de produção, sustentabilidade, certificação e rastreabilidade de todo o processo, desde a semente até o comprador final.
O PIM 2007 é realizado pelo Comitê Diretor de Promoção de Marketing do CDPC – Conselho Deliberativo da Política do café, e coordenado pelo Departamento do café da Secretaria de Produção e Agroenergia do MAPA. A participação na feira do Japão deu seqüência à programação iniciada em maio, com as feiras de cafés especiais dos Estados Unidos, realizada na Califórnia, e da Europa, promovida na Bélgica. “Mais uma vez, nosso objetivo foi marcar forte presença, estabelecer novos contatos comerciais, rever antigos compradores e promover os cafés especiais do Brasil, que são cultivados de forma totalmente sustentável, respeitando-se todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos”, diz Marcelo Vieira, presidente da BSCA. As informações são da assessoria de imprensa da BSCA.