Cafés do Brasil em feira no Japão

Uma delegação de empresários brasileiros participou esta semana, no Japão, da
SCAJ 2007 – Feira de Cafés Especiais realizada em Tóquio pela Specialty Coffee
Association of Japan (entidade japonesa de cafés especiais). A iniciativa faz
parte do Programa Integrado de Marketing do Café (PIM 2007), do Ministério da
Agricultura, e dá prosseguimento às ações de promoção junto aos potenciais
compradores e consumidores mundiais. A coordenação do estande Cafés do Brasil na
feira do Japão esteve a cargo da Associação Brasileira de Cafés Especiais
(BSCA). Além da exposição de cafés brasileiros de diversas origens, a
participação incluiu palestra sobre o sistema de produção, sustentabilidade,
certificação e rastreabilidade de todo o processo, desde a semente até o
comprador final.


O PIM 2007 é realizado pelo Comitê Diretor de Promoção de Marketing do CDPC –
Conselho Deliberativo da Política do Café, e coordenado pelo Departamento do
Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do MAPA. A participação na feira do
Japão deu seqüência à programação iniciada em maio, com as feiras de cafés
especiais dos Estados Unidos, realizada na Califórnia, e da Europa, promovida na
Bélgica. “Mais uma vez, nosso objetivo foi marcar forte presença, estabelecer
novos contatos comerciais, rever antigos compradores e promover os cafés
especiais do Brasil, que são cultivados de forma totalmente sustentável,
respeitando-se todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos”, diz Marcelo
Vieira, presidente da BSCA.


 


Mundial de Baristas: brasileira em 6º lugar


 Paralelamente à SCAJ 2007, foi realizada 8ª edição do WBC – World
Barista Championship, campeonato mundial que foi vencido pelo britânico James
Hoffman. Sílvia Magalhães, tricampeã brasileira, ficou em 6º lugar, a melhor
posição até hoje conquistada pelo Brasil neste torneio disputado por mais de 40
países. Os baristas são os profissionais especializados no preparo do café
‘espresso’ e de drinques à base de ‘espresso’, e seu trabalho é considerado
fundamental na promoção da qualidade do café junto aos consumidores. ( http://www.worldbaristachampionship.com/news.htm)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.