Iapar realiza curso para técnicos venezuelanos

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vai realizar de 30 de julho a 10 de agosto um curso de café para 20 técnicos da Venezuela. Segundo o líder do Programa Café do Iapar, Armando Androciolli Filho, o curso será uma abordagem de toda a tecnologia de café que é utilizada no Paraná para que eles possam fazer as adaptações às condições onde trabalham.


Androciolli disse que serão discutidos desde aspectos básicos, como a produção de mudas, até formas de comercialização de café. “Nós também queremos dar um panorama geral da cafeicultura no Paraná e no Brasil para que eles tenham uma visão ampla do setor”, afirma o líder do Programa Café. Estão previstas aulas teóricas e práticas durante o curso, além de visitas a produtores rurais, o viveiro do Iapar, a coleção de espécies da instituição e experimentos de variedades de café.


O curso faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica assinado no ano passado entre o Governo do Paraná e o Governo da Venezuela. É a segunda vez que técnicos venezuelanos vêm ao Iapar aprender novas tecnologias. Em maio deste ano, um grupo conheceu as pesquisas da instituição com manejo do solo e milho.


O curso é uma promoção do Iapar com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Emater, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Bolsa de Cereais e Mercadorias de Londrina, Centro do Comércio do Café do Norte do Paraná, Prefeitura Municipal de Pitangueiras, Prefeitura Municipal de Santa Amélia e Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio.


Tel: (43) 3376-2132 / (43) 3376-2004.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.