Carioca é como se chama quem nasce na cidade do Rio; é um tipo de preparo de
café, um pouco mais diluído do que o cafezinho, e é o nome do enorme grão de
café que anda percorrendo praias, shoppings e as proximidades dos locais dos
principais jogos do Pan-Americano, promovendo a campanha “Café também é Saúde”.
Juntamente com uma equipe de 30 estudantes de educação física, o mascote
Carioca, que a todo instante é convidado para fotografias, distribui para o
público folhetos explicativos sobre os benefícios do consumo moderado de café
para a saúde.
A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Marketing do Departamento do
Café do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Coordenada
pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a campanha, que acontece
na cidade do Rio de Janeiro até o dia 29, quer mostrar que o café deixa as
pessoas mais alertas, fisicamente mais dispostas e com o raciocínio mais ágil.
“Café não é remédio, mas, assim como a prática diária de exercícios, ajuda a
manter a saúde física e mental. E é essa a mensagem que queremos divulgar com a
campanha”, explica o Dr. Darcy Lima, PhD em Medicina pela Universidade de
Londres, professor da UFRJ e coordenador do Programa Café e Saúde do MAPA.
Atletas do Café
Os atletas do café foram divididos em seis equipes representando seis
esportes, que são identificados por uniformes que também trazem nas costas
palavras associadas aos benefícios da bebida. São eles: futebol masculino
(energia); ginástica artística feminina (bem-estar); basquete masculino
(alegria); patinação feminina (vitalidade); tênis masculino (memória) e vôlei
feminino (alto astral).
Transportados em um ônibus ‘adesivado’ com imagens esportivas (feitas com
grãos de café), as equipes fazem, nos locais mais abertos, performances das
modalidades que representam, gritam as suas “palavras” e animam o público. Nas
cafeterias e shoppings, a visita é feita por todos, que saem distribuindo os
folhetos “Café também é Saúde”. “Essas ações são muito positivas e o mascote
Carioca é mesmo muito simpático e engraçado”, avalia Marco Modiano, dono da rede
de cafeterias Armazém do Café.
Os mesmos folhetos estão sendo distribuídos na Barra da Tijuca aos usuários
da rede de microônibus Barrinha, e aos freqüentadores de cafeterias como Café
Hum e Armazém do Café, até o final da campanha, no dia 29.