da Folha Online
O McDonald’s anunciou nesta quinta-feira que abrirá uma rede de cafeterias no Japão, na esperança de se beneficiar do crescente interesse do país pelo café, mas a preços mais atraentes que os de seus competidores.
A unidade japonesa do império americano do hambúrguer informou que abrirá 15 McCafes na região de Tóquio no próximo mês e ainda espera inaugurar novas lojas no próximo ano.
O McDonald’s, pioneiro no setor de lanchonetes fast food no Japão, nos anos 50, indicou que o projeto prevê atrair as pessoas para “cafés informais rápidos”. “Com preços vantajosos para os clientes, construiremos cafeterias não somente para uma ou algumas pessoas, mas também para as famílias”, afirmou a McDonald’s Japão em um comunicado.
O Japão, tradicionalmente grande consumidor de chá verde, vem ganhando muitas cafeterias desde que o gigante americano Starbucks abriu em Tóquio sua primeira loja fora da América do Norte, em 1996.
Várias redes de cafés concorrem agora no Japão, inclusive a Starbucks e Tully’s Coffee, também proveniente do Estado de Seattle, e várias franquias locais.
Brasil
A rede brasileira Café do Centro, torrefadora de cafés especiais, também anunciou nesta semana expansão dos negócios na Ásia com a abertura da segunda loja da marca em Tóquio.
A loja ficará no bairro nobre de Aoyama, próxima à embaixada brasileira e à sede da ONU. A expectativa é de que a localização estratégica renda um faturamento anual de R$ 1,3 milhão à cafeteria. O cardápio terá produtos brasileiros como pão de queijo, pastéis, bolinhos de bacalhau, caipirinha e sucos de maracujá e manga.
No fim do ano passado, a empresa abriu a primeira cafeteria brasileira naquele país, em frente ao Palácio Imperial, no centro de Tóquio. Com investimento de cerca de R$1 milhão, a expectativa é receber 20 mil pessoas por mês.
Segundo comunicado da Café do Centro, a meta é atingir cem unidades no continente asiático em dez anos.