Rio de Janeiro, BR Press) – Com a presença do ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi lançada na última segunda-feira (09/07), a campanha Café Também É Saúde, que será realizada durante todo este mês de julho, sob coordenação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Der carona no Pan, a campanha, que vai envolver consumidores, cafeterias, bares e restaurantes, tem como proposta aliar esporte, saúde e bem-estar ao café, bebida que, consumida diariamente e de forma moderada (3 a 4 xícaras), pode fazer muito bem à saúde humana, contribuindo na prevenção de diversas doenças.
“O café deixa as pessoas mais alertas, fisicamente mais dispostas e com o raciocínio mais ágil”, explica o Dr. Darcy Lima, PhD em Medicina pela Universidade de Londres, professor da UFRJ e coordenador do Programa Café e Saúde. “Contribui ainda para o controle da obesidade e ajuda na prevenção da depressão, do suicídio, do alcoolismo, da cirrose, do diabetes do adulto (tipo II) e das doenças de Parkinson e Alzheimer”.
O médico, no entanto, ressalta: “Café não é remédio, mas, assim como a prática diária de exercícios, ajuda a manter a saúde física e mental”. Para ele, o café é a bebida natural mais saudável até para atletas, pois consumido regularmente, contribui para a elevação dos níveis de endorfina no cérebro. “Isso faz com que os esportistas não se cansem facilmente e sigam adiante até atingir além do ponto máximo de cansaço físico com a força mental”.