O Cônsul do Brasil na Alemanha, Lucas Meyer, esteve na Findes, nesta semana, para apresentar a possibilidade de criação de um escritório brasileiro de comércio, na cidade de Hamburgo, com a finalidade de comercializar produtos no mercado europeu. Meyer apresentou as potencialidades da cidade para um público formado de empresários das áreas moveleira, fruticultura, cafeicultura, petrolífera, entre outros.
Segundo ele, Hamburgo tem porto e logística para distribuir mercadorias para toda a Europa, sendo hoje o terminal de container mais moderno de todo continente. Hoje a América Latina é responsável por uma movimentação de apenas 3 a 4% de containeres no porto da cidade, e o Brasil ocupa a 10ª posição na lista dos países que utilizam a estrutura portuária de Hamburgo.
Mayer afirmou que a China já mantém 400 empresas instaladas em Hamburgo e a Índia vai adotar a cidade alemã como centro de distribuição europeu. Para ele, o Brasil e o Espírito Santo também precisam aproveitar toda essa logística. “É a primeira vez que venho ao Estado e espero que negócios sejam fechados. O Espírito Santo tem potencialidades, por exemplo, no setor de mármore e granito e também no moveleiro, além de outros”, afirmou Lucas Meyer.
A vice-presidente do Escritório de Comércio Europeu, Ilka Von Borris Hawardt, também esteve presente na reunião e incentivou que os empresários participem das feiras na Alemanha. “Os melhores negócios são as feiras. O empresário que deseja exportar precisa ir ao exterior”, afirmou. Segundo ela, o contato com o escritório é importante porque um jornal quinzenal pode informar sobre pequenas e médias empresas brasileiras dispostas a fechar negócio.
O presidente do Sistema Findes, Lucas Izoton, expôs os números do comércio Brasil- Alemanha. “Hoje o país exporta US$ 5,5 bilhões e importa US$ 6,5 bilhões, mantemos uma balança negativa. Precisamos reverter esse quadro.”, disse. Ele destacou que os principais produtos exportados são commodities: café não torrado em grão, minério de ferro, grãos de soja, fumo não manufaturado, entre outros. Enquanto a Alemanha manda para cá automóveis, motores e máquinas. Izoton apresentou as potencialidades do Espírito Santo ao Cônsul e apresentou o pedido para que o Encontro Brasil-Alemanha de 2009 seja realizado no Estado.