Adicionada 2007-06-18 – 08:55
O projeto visa a produção de cafés de elevada qualidade, que alcançam preços acima da média no mercado.
De: Redação Tribuna News
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove na próxima segunda-feira em Maringá o curso “Modelo Tecnológico de Produção de Café no Paraná: implantação e condução de lavouras”. O treinamento é dirigido a agrônomos da Emater-PR, prefeituras, cooperativas e empresas privadas da região de Maringá e Campo Mourão.
A intenção do Iapar, órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Paraná (Seab), é capacitar os técnicos dos municípios para a expansão do “Plano de revitalização e sustentabilidade da cafeicultura”.
O retorno do café é visto hoje como uma boa oportunidade especialmente nas pequenas e médias propriedades integradas aos programas de agricultura familiar.
O projeto visa a produção de cafés de elevada qualidade, que alcançam preços acima da média no mercado. Seria uma forma de garantir uma alternativa de renda para os produtores. O curso abrange todos os aspectos da produção de café, inclusive com prática de campo. Os técnicos terão ainda a oportunidade de conhecer as formas de financiar a implantação da lavoura.
A Seab vai apresentar o Fundo de Aval, o Banco do Brasil mostra os procedimentos para elaboração do projeto técnico de financiamento, e o Ministério da Agricultura as normas para produção de sementes e mudas.
O curso de Maringá será realizado de segunda a quinta-feira da próxima semana, na Associação dos Funcionários da Cocamar.
As inscrições, sem custo, podem ser feitas antecipadamente no Iapar em Londrina pelo telefone (43) 3376-2464 ou no local antes do início do curso. Na próxima semana o treinamento será oferecido em Umuarama, para técnicos de toda região do Arenito.