Pesquisa da Fecomercio-RJ/ Ipsos revela que preocupação ambiental, sozinha, não muda atitudes
05.06.2007 – 17:55
Redação
Em pesquisa da Fecomercio-RJ /Ipsos, 65% dos brasileiros afirmam que seus hábitos de consumo levam em consideração a preservação do meio ambiente. Mas as respostas dos entrevistados revelam que o consumidor só age de forma ecologicamente correta quando essa decisão afeta o bolso.
Questionados se fecham a torneira antes de escovar os dentes, 92% afirmaram que sim. Dos pesquisados, 93% disseram que apagam a luz antes de sair de um recinto. A utilização de sobras de refeições para fazer uma nova refeição foi teve resposta afirmativa de 74%.
Em compensação, a maior parte dos entrevistados não separa o lixo para reciclagem (60%), não consome um produto por ter menor impacto para o meio ambiente (70%), não oferece ou pega carona com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes (81%) e não planta árvores ou cuida de plantas e jardins (57%).
Esses resultados demonstram que o consumo consciente do brasileiro está atrelado à ameaça de um aumento de custo na conta de água, energia e alimentação, já que são postas em segundo plano as decisões de consumo com impacto exclusivamente para o meio ambiente.
A pesquisa sobre Consumo Consciente foi apurada em 70 cidades e 9 regiões metropolitanas do Brasil, em maio – e só divulgada hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente.