CAFÉ: EXPORTAÇÕES DEVERÃO CAIR PARA 20 MILHÕES DE SACAS, PREVE SECRETÁRIO

4 de junho de 2007 | Sem comentários Comércio Exportação

Por Janete Lima, de Brasília/DF

SAFRAS (31) – O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Silas Brasileiro, disse hoje, que a exportação de café deverá cair para 20 milhões na próxima safra. A previsão foi feita durante o anúncio dos estoques privados de café, no Mapa. Historicamente o Brasil tem exportado cerca de 25 milhões de sacas. 

Pelos cálculos do secretário, do estoque privado de 17,5 milhões de sacas que existia em 31 de março, 10 milhões de sacas deverão ser consumidos entre a exportração e o mercado interno até 30 de junho quando fecha o ano safra.

Restariam então 7 milhões de sacas, que somadas a colheita de 32 milhões de sacas da safra 2007/08, garantiria suprimento de 39 milhões de sacas. Se for considerado que a demanda brasileira mensal é de 1,3 milhão de sacas, nos próximos 12 meses (até junho de 2008) o consumo chegaria a 15,6 milhões de sacas, que subtraídas da oferta de 39 milhões de sacas resultaria numa disponibilidade de 23,4 milhões de sacas. Destas 23,4 milhões de sacas poderiam ser embarcadas 20 milhões de sacas e deixadas as 3,4 milhões como margem de
segurança.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.