Produção brasileira de café pode não suprir demanda, diz secretário

Por: 31/05 - 16:43 - Agência Estado

Brasília, 31 – O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, disse hoje que as exportações de café podem cair em 2008. Segundo ele, os atuais níveis dos estoques privados do grão, estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 17,58 milhões de sacas de 60 quilos até 31 de março, não serão suficientes para suprir a demanda interna e externa.


Nas contas do secretário, até 30 de junho, quando começa o novo ano-safra, os estoques privados estarão em aproximadamente sete milhões de sacas. A produção brasileira 2007/08 está estimada em 32,06 milhões de sacas, o que resulta em uma disponibilidade de aproximadamente 39 milhões de sacas. Com um consumo interno na casa de 15,6 milhões, o volume disponível para exportação seria de pouco mais de 23 milhões de sacas, abaixo da média histórica. “Teremos uma oferta apertada para o próximo exercício”, disse o secretário.


Além dos estoques privados, a Conab divulgou ainda o volume de café estocado nos armazéns do governo. Segundo a entidade, existem 1,81 milhão de sacas, das quais 1,62 milhão estão sob a responsabilidade do Departamento de Café (Dcaf) e outras 181,95 mil sob a guarda da própria Conab. (Alexandre Inacio)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.