Em comemoração ao Dia Nacional do Café, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apresentou em Uberlândia as primeiras marcas certificadas do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, realizado em parceria com o Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Caccer), primeira região produtora brasileira de café com demarcação geográfica reconhecida internacionalmente.
Identificadas na embalagem com o logotipo estilizado de uma árvore, com a frase Cafés Sustentáveis do Brasil, e produzidas por três torrefadoras mineiras, essas primeiras marcas são: “Sabor do Cerrado” e “Reserva Carmelo”, esta na versão torrado e moído e em grão torrado, produzida pela R.J.Baiardi, de Monte Carmelo; “Café Torrado Grão Espresso Toko”, “Café Torrado Grão Astoria Real”, “Café Minas Rio Espresso Grão” e “Café Torrado e Moído Astoria Real, fabricados pela Toko Ind. e Com. Exp. e Imp. Ltda., de Juiz de Fora; e “Café Cajubá”, em grão torrado para espresso, marca da Icatril Ind. de Café do Triângulo Mineiro, com sede em Uberlândia.
Com este programa, o consumidor tem a garantia de estar adquirindo um café produzido dentro do critério de sustentabilidade, uma demanda crescente entre os consumidores internacionais e que começa a ganhar força no mercado interno, diz Guivan Bueno, presidente da ABIC.