Café Orgânico: Cuidado na hora da conversão da lavoura convecional para orgânica

Por: Folha de Londrina













 

 Na fase de conversão da lavoura convencional para a lavoura orgânica, é importante que o produtor observe a quantidade de adubo orgânico aplicado na área. De acordo com o agrônomo da Emater, Ildefonso Haas, são necessárias de 10 a 15 toneladas por hectare, além de fontes diversificadas de matéria orgânica, o chamado adubo verde.

  Fábio dos Anjos optou pelo uso de cama de frango, esterco de curral, palha de mamona, palha de café, além dos adubos químicos permitidos como fosfado de arade e sulfato de potássio.

  Além dos adubos orgânicos, o plantio de cinco variedades de adubo verde ajuda na proteção do solo e na reciclagem de nutrientes. ‘‘Por isso a produtividade de 50 sacas por hectares no talhão onde o processo de conversão já está completo’’.

  Avaliações feitas em amostras do solo na lavoura indicam um nível de fertilidade alto. Em apenas três anos, a matéria orgânica aumentou dez vezes a percentagem. ‘‘Esses valores indicam que a área é comparada a uma área virgem’’, afirma o agrônomo.

  O investimento, de acordo com o produtor, vale a pena. ‘‘O café orgânico tem bons preços no mercado. Hoje, a saca pode ser vendida a US$ 120’’. A dificuldade, segundo o produtor, é a desvantagem do real em relação ao dólar. ‘‘Apesar disso, o café é um produto que pode ser guardado, até atingir um preço melhor’’. (M.O)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.