SAFRAS (25) – Para marcar o início das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, o Museu do Café, em Santos (SP), inaugurará, no dia 1 de junho, a exposição “A Trajetória dos Primeiros Imigrantes Japoneses no Brasil e o Café Brasileiro Hoje no Japão”. Com a presença de autoridades políticas, empresários japoneses e os principais representantes do setor cafeeiro do Brasil, a exposição é a primeira festividade que celebra a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, em 18 de junho de 1908, com os primeiros 781 imigrantes nipônicos.
Durante a inauguração, também haverá a premiação do trabalho “Bolas com Ideogramas”, vencedor do concurso promovido pelo Museu do Café para a escolha da marca comemorativa do centenário da imigração japonesa no Brasil. A partir do dia 2 de junho, a exposição será aberta ao público.
Mesmo sendo comemorado somente no ano que vem, o centenário da imigração japonesa foi oficializada em 1907, com a assinatura do contrato entre o então Governo do Estado de São Paulo e a Companhia Imperial de Emigração do Japão, definindo, assim, a vinda do navio Kasato Maru ao Brasil. Atualmente, a colônia nipônica no país ultrapassa a marca de 1,2 milhão de pessoas.
A exposição contará com registros de imagens, indumentárias, docudmentos, diário de bordo de Ryu Mizuno, pai da imigração japonesa, entre outros objetos previamente selecionados dos acervos de instituições como Museu Paulista, Museu do Imigrante, Museu da Imigração Japonesa e de colecionadores. O visitante fará uma viagem no tempo, que tem seu início marcado pela chegada dos primeiros imigrantes, com seu trabalho nas lavouras de café, até o panorama atual das relações Brasil-Japão no setor cafeeiro.
O Japão é, atualmente, o terceiro maior consumidor mundial de café, com o Brasil liderando o fornecimento do produto aos nipônicos, respondendo por 35% do café importado pelo país asiático. No ano passado, a exportação brasileira de café ao Japão foi de 2.304.086 sacas de 60 kg, ficando 25% maior do que dois anos antes. As informações partem do Coffee Break.
(LR)