O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber, no dia 4 de julho, a proposta da Comissão Européia que elevará o Brasil ao patamar de “parceiro estratégico” do bloco, durante sua próxima reunião com os representantes europeus em Lisboa. “O Brasil terá espaço para negociar, fazer sugestões e a expectativa é fechar o acordo em julho”, afirma Fabian Delcros, Conselheiro da Delegação da Comissão Européia no Brasil. De caráter mais político que comercial, questões como cooperação tecnológica e energética devem fazer parte da pauta na nova parceria.
Atualmente, Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Japão e Índia, têm a parceria estratégica, que também é estudada para outros países, como Japão e África do Sul. “Não vamos tocar nos assuntos regionais, como o acordo com o Mercosul, e multilaterais da rodada de Doha. Mas a aproximação maior do ponto de vista político deve contribuir com as negociações junto ao Mercosul no futuro”, explica Delcros. Para o conselheiro, a proposta representa o reconhecimento do Brasil como parceiro “estratégico e estabilizador na região. É uma maturação dos diálogos bilaterais”.Lula também deve se encontrar com a comissão européia nos dias 5 e 6 de julho, durante o Fórum de Biocombustíveis, em Bruxelas.
Além do Brasil, a UE dá sinais de uma aproximação política com o Mercosul. Na próxima semana, Karl Falkenberg, o diretor-adjunto de Comércio da União Européia, realizará reuniões bilaterais com negociadores de Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil — passando por Buenos Aires, Montevideo, Assunção e São Paulo, respectivamente.
De acordo com fontes no Itamaraty, os encontros não são para negociações oficiais e a expectativa é conseguir de Falkenberg um compromisso da UE de engajamento nas negociações com o Mercosul assim que houver uma posição em relação a Doha.
A posição da UE é que as negociações com o Mercosul só prosseguirão quando houver um quadro claro das concessões agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC) — definição esperada para o final de junho. O bloco quer evitar uma dupla concessão na área agrícola — uma a OMC e outra ao Mercosul.
As perspectivas de comércio e cooperação entre Brasil, UE e Mercosul devem ainda ser debatidas pelas 27 Câmaras de Comércio européias no Brasil. No dia 31 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e as demais Eurocâmaras realizarão a terceira edição do Fórum Europeu. “Uma parte do evento será para discutir as perspectivas entre Brasil, Mercosul e UE e outra parte para favorecer a parceria entre investidores e empresários europeus e brasileiros dos setores de infra-estrutura e energia”. Representantes das maiores empresas do setor energético estarão presentes no evento, como Othon Luiz Pinheiro da Silva, Presidente da Eletronuclear, José Luiz Alquéres, Presidente da Light e Jorio Dauster, Presidente do Conselho Brasil Ecodiesel.
Promoção bilateral
Enquanto um acordo amplo não acontece, os produtores do Brasil podem realizar ações promocionais em países europeus por meio da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). Ontem, representantes de 48 empresas brasileiras estiveram em Lisboa para promover seus produtos com os similares portuguesas — cerca de 40 empresas ligadas à área de abastecimento de supermercados. O 1º Encontro de Negócios Brasil-Portugal reuniu cerca de 30 segmentos que atuam na venda de produtos como chocolate, sucos, massas, pescado, barras de cereal, cachaça, mel, açúcar, café, móveis, cosmética e artesanato.
Segundo a Agência Lusa, os exportadores brasileiros querem utilizar Portugal como plataforma para os mercados da Europa e da África lusófona. De acordo com a diretora de projetos internacionais da Apex-Brasil, Sílvia Lima, “as potencialidades dos produtos brasileiros deste setor no mercado português são elevadas, uma vez que a política econômica portuguesa propicia também alargar o âmbito de ação aos mercados da União Européia e também a outros mercados de Língua Portuguesa, como Angola, Cabo Verde e Moçambique”.
Segundo a assessoria da Apex, desde o último dia 19, o Brasil é ainda tema promocional nas 38 unidades da Coin, uma das maiores redes de lojas de departamento da Itália. Até o dia 10 de junho a Rede promove a ação “Cores do Brasil”, em parceria com a Apex e a Agência da Câmara de Comércio de Milão (Promos).