Encha a xícara e aproveite. Hoje é o dia nacional do Café

24 de maio de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: O POVO Online

Bebida nacional

Samanta Petersen
de O POVO.com.br


O café faz parte da cultura dos brasileiros há 280 anos e é degustado por 94% da população acima de 15 anos. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor do fruto, que pode ser apreciado quente ou frio, puro ou misturado com outros ingredientes e também é usado em receitas culinárias



 
24/05/2007 14:50


Quem resiste ao famoso cafezinho? Pode ser em casa, no trabalho, depois da refeição, não importa a hora, nem o lugar uma boa xícara de café é sempre bem vinda. O café faz parte da cultura dos brasileiros há 280 anos e desde 2005, o dia 24 de abril foi escolhido para celebrar essa paixão nacional.


No Brasil, o café chegou, em 1727, através do oficial português Francisco de Mello Palheta, que trouxe o fruto da Guiana Francesa. As mudas e as sementes foram plantadas inicialmente no Pará. Dali, o café se disseminou pelo país, passando a ser cultivado em outros Estados e até hoje faz parte da vida social, econômica e política do país.


Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil é o maior país produtor e exportador de café do mundo, e o segundo maior mercado consumidor, sendo degustado por 94% da população acima de 15 anos.
Os brasileiros tem um consumo per capita de 4,27 kg de café por ano, o que dá quase 70 litros por pessoa. Em todo o mundo apenas os americanos bebem mais café que os brasileiros.


Mas, não é apenas o famoso café puro ou com leite, o conhecido capuccino, que faz sucesso. Hoje, o café é tomado quente ou frio e combinado com uma grande quantidade de ingredientes e se torna coquetéis, alcoólicos ou não, e ainda são a base de várias receitas de bolos, tortas, pudins, sorvetes, dentre outras iguarias.


E como são várias as suas utilidade, o café é vendido em diversas formas: torrado e moído para o tradicional cafezinho, em grãos torrado, para quem tem máquina de ‘expresso’ em casa ou no escritório; em saches e uma variedade de tipos, como orgânicos, descafeinados e até aromatizados. O que possibilita a degustação do café em casa ou nas cafeterias que já se proliferam por toda cidade.


Em Fortaleza, já existem várias cafeterias que preparam do tradicional cafezinho até os mais sofisticados drinques à base do grão. Com a proliferação das cafeterias aumenta também a oferta de emprego para os baristas, profissionais especialistas na produção da bebida. Na prática eles são equivalente ao barman dos bares e das casas noturnas ou os chefs dos restaurantes.


Para Mário Luiz, no ramo há sete anos, o bom barista tem que ser bem treinado para saber preparar um bom café, a base das bebidas, e conhecer bem os tipos de café. Com apenas cinco meses no ramo, Douglas Carneiro, aposta ainda mais no mercado cearense. “É um mercado novo que ainda precisa de escola profissionalizante e até o próprio costume dos cearenses em tomar café está aumentando agora. Mas, é um mercado bastante promissor”, afirma.


Entre as bebidas preparadas na cafeteria em que trabalha, Mário aponta o “Café Castanho” (suco de laranja concentrado, pedras de café, gelo de café e creme de leite) como um dos mais pedido. Para o barista Jacó a mistura de chocolate, café e leite condensado que dá origem ao Damodara tem uma ótima saída. E mesmo não concordando qual dos drinques tem mais procura, numa coisa eles concordam o mais pedido é sempre o conhecido café tradicional.


Para saber mais:
www.coffeebreak.com.br
www.abic.com.br (site da Associação Brasileira das Indústrias de Café -ABIC)
www.bsca.com.br (site da Associação Brasileira de Cafés Especiais)


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.